PDF EBOOKS DIGITAL BOOK

COMO BAIXAR?
Para baixar clique no link: CLIQUE AQUI




sábado

A Multidão Criminosa -Ensaio de Psicologia Coletiva

Scipio Sighele

“Dêem a um pedreiro — escreve H. Spencer — tijolos bem cozidos, duros, de arestas vivas, e ele poderá construir sem argamassa uma parede bastante sólida, de grande altura. Se, pelo contrário, os tijolos são feitos de má argila, se a sua cozedura foi irregular, se são toscos, fendidos, quebrados, ser-lhe-á impossível construir sem argamassa uma parede igual à primeira em altura e estabilidade. 


Quando um operário trabalha num arsenal a empilhar balas de artilharia, essas massas esféricas não se acondicionam como se acondicionam tijolos. Há para as pilhas de balas formas definidas: o tetraedro, a pirâmide de base quadrada e o sólido de base retangular terminado por uma aresta. 


Cada uma destas formas permite obter a simetria e a estabilidade que são incompatíveis com todas as formas de faces verticais ou muito inclinadas. Se, ainda, em vez de balas esféricas do mesmo volume se tratasse de empilhar calhaus irregulares, meio arredondados e de diferente grossura, força seria renunciar às formas geométricas definidas. 
O operário só poderá obter um amontoado instável, sem ângulos e sem superfícies regulares.


CLIQUE AQUI

COMO BAIXAR?
Para baixar clique no link: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: